Ei, isto pode ser longo, mas é muito, muito importante!
Sei que isto é uma chateação, mas existem tópicos importantes a considerar antes de começar a leitura. Este texto pode, talvez, mudar sua forma de reagir ao livro, podendo fazer com que você goste de algo que não gostaria se observasse sobre outra perspectiva. Então, antes de começar a ler o livro, leia este texto aqui (e preste atenção, por favor).
Antes de começar a coisa toda, quero deixar claro alguns aspectos. Quando um livro é lançado, é fácil achar resenhas e sinopses por aí e todo mundo fica sabendo mais ou menos sobre o quê o livro se trata. Neste caso, a coisa é diferente. Não, tenho condições de escrever uma resenha ou sinopse de uma história ainda em progresso, mas preciso dizer algumas coisas que acredito serem importantes.
Em primeiro lugar, aquela história sobre todo mundo ter uma ideia do conteúdo.Vou falar do que se trata: este é um livro sobre um androide. Um robô que seria confundido com uma pessoa se você não soubesse que é um robô, dotado, inclusive, de personalidade e bom senso, na medida do possível. Sim, pode até ser um clichê, mas não é só isso. Eu pretendo contar a história desde a concepção da ideia, antes mesmo de eles saberem o que iriam fazer, até o fim da coisa toda, mostrando o desenvolvimento de tal artefato tecnológico.
Entretanto, este não é exatamente um livro de ficção científica. Apesar de abordar aspectos sobre a evolução tecnológica, a intenção maior é apresentar um retrato do comportamento humano. Quero que o leitor observe as reações dos personagens diante de diferentes situações, algumas vezes inusitadas. E também é claro, do androide, quando este estiver pronto. É importante que você tenha isso em mente enquanto lê.
Existe algumas peculiaridades sobre os personagens – referências, influências e intenções – que não convém comentar agora, visto que ninguém ainda conhece os personagens. Conforme o tempo passar, colocarei algumas postagens do tipo “trivia” e explicarei melhor algumas coisas sobre eles.
E agora mais sobre o blog e menos sobre o livro, digo que pretendo publicar uma postagem por semana, nas quartas-feiras para ser mais preciso. Cada uma será equivalente a cerca de uma ou duas páginas. Não pretendo cortar as cenas em pedaços, mas temo que isso possa ser frequente em virtude da necessidade. Além disso, o texto será divido em capítulos que serão agrupados aqui como um conjunto de postagens. A lista de capítulos estará disponível na barra lateral, no widget “Índice”.
Outra coisa que preciso salientar é que, talvez, eu poste alguns recados ou informativos aos leitores, coisas desse tipo. Se for o caso, vou arquivá-los na seção “Notas de rodapé” que também estará presente no índice. Detalhe é que essas postagens poderão ser a qualquer dia e hora e não substituirão a postagem regular dos trechos do livro (salvo em caso de necessidade, pois nunca se sabe o que pode acontecer).
A última coisa a dizer (sim, ainda tem mais uma) é que eu aceito (poderia ser melhor dizer que eu exijo) dúvidas, críticas, sugestões, ameaças, etc. mesmo que seja algo em relação ao enredo. Mas estas precisarão ser fundamentadas. Dizer “eu não gostei disso” não será suficiente se não houver bons argumentos, já que é impossível agradar a todos. Não é que eu não queira saber sua opinião, mas não pense que mudarei tudo para agradar um leitor em particular. E algumas ideias excelentes talvez tenham que ser desperdiçadas, pois eu já terei escrito algo que ainda demorará a ser postado e a história pode se desenrolar para um lado diferente, ou então a ideia não se encaixa com a linha geral da história, que já está formada na minha cabeça. Já deixo claro que não vou dividir a autoria, mas também não deixarei de dar o devido crédito a quem me der ideias.
Bem, por hora é isso (sim, foi cansativo, eu sei). Agradeço a participação de todos que visitarem meu livro-blog. Espero que vocês apreciem a leitura.
Poste um comentário