MS Windows 1

O famigerado sistema operacional da Microsoft é, indubitavelmente, o sistema operacional mais utilizado do mundo. E é também o mais polêmico.
Não sei exatamente o porquê.
Afiinal, o Windows Vista roda em qualquer computador, não é?  [Veja imagens ao lado]

 

Tenho um Xerox 8010 aqui em casa que roda muito bem o novo SO da Micosoft, sem o Aero, claro.

Windows VIsta rodando no Notebook

Já o GNU/Linux, o SlackWare, só no 486. E trava adoidado. Não consigo nem abrir a interface gráfica do servidor X. Não tenho memória de vídeo suficiente. No meu Quad Core ele roda com alguns slowdowns. O Ubuntu, com aquele Beryl, não dá nem pra bootar o 486 com o CD.
Nem tenho coragem de arranjar um Apple.
[[Fim da Ironia]]
Eu realmente não tenho coragem de arranjar um Apple (mas por outros motivos, talvez em outro post).
Para informar os leitores:
O SlackWare GNU/Linux roda bem num 486, desde que você não instale o full (que é realmente FULL!). O Ubuntu precisa de um 500MHz e 192MB de RAM. Já o Windows Vista precisa de pelo menos 1GHz de clock e 512MB de memória principal e pode ter certeza que vai ficar muito devagar.
O Xerox 8010 é um computador MUITO antigo (1981) e não tem memória suficiente para rodar sequer o logotipo do Windows. Um 486, requisito mínimo para o SlackWare, rodaria o Windows 95, mas dependendo da configuração poderia travar.
A questão é que realmente o Windows é o mais utilizado, mas mesmo assim tem muitos defeitos. Já o linux, o 3º do ranking (com todas as distribuições), tem poucos problemas (não venha me dizer que não tem =P ), mas ainda assusta muita gente.
Hoje em dia, as pessoas já não tem medo de fazer downloads, então softwares livres como o Mozilla Firefox (e o Google Chrome) passam a fazer mais sucesso. É possível que o Linux consiga atingir uma fatia maior do mercado, pois as pessoas estão se informando melhor a respeito da informática.
Bem, a 1ª imagem não é um computador, na verdade é uma simples televisão. Eu fiz uma super gambiarra pra ligar meu notebook nessa TV, mas consegui, e configurei o sistema de cores pra ficar em preto e branco. A 2ª imagem é a mesma visão do Windows Vista, porém no monitor do próprio notebook. Quem quiser saber como ligar um computador na TV, pode comentar, que eu penso se faço um post sobre isso.
Pra terminar, dois videozinhos. Um mostrando o Windows 95 rodando num PSP. O outro comparando efeitos de desktop entre o Aero do Vista e o Beryl do Ubuntu (ou GNU/Linux em geral).


One comment on “MS Windows

  1. Reply Dalleck set 23,2008 20:21

    O lance do QuadCore também era ironia né? Que “susto invejoso” XD
    Muito foda o Ruindow$ 95 no PSP, devia ter pro iPod também, huahuahuahua…

Deixe uma resposta